sexta-feira, 22 de maio de 2009

Frases e diálogos inesquecíveis (20) - A Vida e Morte de Peter SelIers


Peter, já ouviu falar em destruição mútua garantida? É quando os dois lados envolvidos em um conflito atômico são tão poderosos que, se qualquer um dos dois agir, é inevitável que ambos serão aniquilados. Vejo que esse conceito pode ser aplicado a muitas situações.

(STANLEY KUBRICK, tentando conter um ato de rebeldia de Peter Sellers, durante as filmagens de ‘Dr. Fantástico’. O ator queria interpretar três personagens, mas Kubrick lembrou-lhe que estava sendo pago pra fazer quatro. Como se sabe, Sellers acabou mesmo fazendo só três.)

...

Sabe, eu não tenho uma personalidade própria. Costumava haver um eu atrás da máscara, mas fiz uma extração cirúrgica.

(PETER SELLERS, respondendo a um repórter que cobria as filmagens de ‘A Pantera Cor-de-Rosa’, que lhe indagara “como consegue incorporar um personagem tão bem”.)

...

Sabe como limpas salas (de cinema) agora? Passam um dos meus filmes. É tão mais fácil aspirar entre os assentos vazios.

(SELLERS, consciente de que sua carreira não andava lá essas coisas)

...

Boa tarde. Essa é a residência de Peter Sellers. Mr. Sellers não pode atender no momento ... ele saiu para levar uma vida normal. Por favor, deixe sua mensagem após o sinal.

(Gravação de SELLERS em sua secretária eletrônica)

...

Mas agora descobri algo que realmente quero fazer ... Li isso dez vezes no passado. O personagem principal não tem nem personalidade própria. Pego-me muito pensando nesse homem.

Sobre o quanto ele é infeliz?

Não, sobre como sua vida deve ser maravilhosa. Ele não tem futuro nem passado, nem responsabilidades. Ele é simples, chato, um nada. As pessoas não esperam nada dele e elas adoram quando têm o que querem.

(SELLERS sobre sua personagem em ‘Muito Além do Jardim’/'Being There’, de Hal Ashby, em conversa com Maurice, seu “guru espiritual”)

(Em ‘A VIDA E MORTE DE PETER SELLERS’, telefilme de Stephen Hopkins que chegou a concorrer em Cannes em 2004, GEOFFREY RUSH interpreta o grande PETER SELLERS, tão genial como ator quanto problemático na vida pessoal: a mãe dominadora, a necessidade de escapar da realidade criando personagens, o ego gigantesco e a jamais resolvida dificuldade em relacionar-se verdadeiramente com alguém, está tudo lá. O elenco ainda traz Emily Watson como Ann e Charlize Theron como a escocesa Britt Ekland, as mulheres de Sellers, John Lightgow como o diretor Blake Edwards, STANLEY TUCCI como Stanley Kubrick e Stephen Fry como Maurice, o guru.)

Um comentário:

  1. Fala José: sou um canalha. Não pude comentar o texto sobre a mostra de cinema black, tampouco me manifestei sobre os gênios Allen, Kubrick e Welles, que por aqui desfilaram. Mas o Dr. Sellers, irlandês da gema, bom bebedor, um tigre 100% europeu não poderia escapar. Ao menos do registro de que, em Fama e Anomimato, fez um perfil fascinante desse gênio. Pode não parecer, mas embora eu comente um ou outro, estou sempre "bizoiando" os posts do amigo. Abraços

    ResponderExcluir