quinta-feira, 26 de março de 2009

Eu e meu brinquedo (4) - Sidney Lumet

"A primeira decisão, claro, foi se iria fazer o filme. Não sei como os outros diretores decidem. Decido de modo completamente instintivo, quase sempre após uma única leitura. Isto já produziu filmes muito bons e muito ruins. Mas é assim que eu sempre fiz e agora estou muito velho para mudar. Não analiso um roteiro quando o leio pela primeira vez. Deixo apenas que ele me envolva. Às vezes, acontece com um livro. Li 'Prince of the City' em forma de livro e vi que queria desesperadamente fazer dele um filme. Também procuro me certificar de que tenho tempo para ler um roteiro de uma vez só. Um roteiro pode dar uma sensação muito diferente se a leitura for interrompida, mesmo que por meia hora. O filme final será visto sem interrupções; então por que a primeira leitura do roteiro deve ser de modo diferente?"

(Em 'Fazendo Filmes', o veterano SIDNEY LUMET esmiúça passo a passo a atividade de diretor, que ele define como "o melhor trabalho do mundo" - "O Roteiro: os escritores são necessários?", "Estilo: a palavra mais impropriamente usada depois de amor", "A Câmera: sua melhor amiga", "Copiões: a agonia e o êxtase" são alguns dos capítulos.)

Nenhum comentário:

Postar um comentário