quinta-feira, 5 de março de 2009

Eu e meu brinquedo (1)


"O que aconteceu na primeira versão foi que, como diretor, eu me apaixonei pela minha câmera no mesmo instante em que a tive nas mãos e me contentei em explorar a técnica cinematográfica, buscando o ritmo pelo ritmo, utilizando grandes angulares, filmando através de árvores e janelas. Obtive um ritmo agradável, mas que não tinha nada a ver com meus personagens. Mas é sobre eles que se deve centrar o interesse, pois são eles que os espectadores vão ver. [...] Após assistir a primeira versão de 'Shadows', reexaminei a situação e declarei: 'Sim, eu realmente perdi os pedais'. Meu produtor, Maurice MacEndree, e Seymour Cassel vieram me procurar e me explicaram: 'Escute, John, vai ser preciso refilmar certas cenas. Confiamos plenamente em você ... mas você é amador'. Eu concordei e nos pusemos ao trabalho. Tentei filmar do ponto de vista do ator. E creio que conseguimos, pois os atores são magníficos. Antes não se podia reconhecê-los por detrás de todas aquelas árvores e carros".

(JOHN CASSAVETES, 'Derrière la caméra' - entrevista à Cahiers Du Cinéma nº 119, de maio de 1961, reproduzida em 'John Cassavetes', de Thierry Jousse, ed. Nova Fronteira, 1992)

Nenhum comentário:

Postar um comentário