sexta-feira, 8 de janeiro de 2010

COMPANHIA MAGNÉTICA NO RÁDIO (16)

Te liga na FM CULTURA (107.7 no dial ou www.fmcultura.com.br na rede) neste sábado, 09/01, às 22h. Tá aí o que vai tocar. Enjoy!

1º bloco:

DANIEL JOHNSTON – Mind Movies


Ídolo de Kurt Cobain, do pessoal do Sonic Youth, Yo La Tengo, Butthole Surfers, e mais uma afinidade de importantes artistas indie americanos, o californiano Daniel Dale Johnston, que completa 50 anos no ano que vem, é mais um daqueles casos de artistas que, a despeito de sérios problemas psiquiátricos, acabaram tornando-se influentes – como Syd Barret, Brian Wilson e mais recentemente Bill Callahan. É também um dos precursores da onda lo-fi dos anos 1990 – desde o primeiro lançamento, ‘Songs of Pain’, cassete de 1980, é adepto das gravações caseiras, com sua voz geralmente acompanhada por um singelo violão ou piano. Tem mais de 20 discos, o mais recente é ‘Is and Always Was’, de 2009.

KURT VILE – Overnite Religion

Também americano, mas da Filadélfia, e também adepto das gravações caseiras, que costumava vender, no início de carreira, em edições limitadas no formato de CDR’s. O amor à música vem de berço: seu pai, fã da música americana de raíz, foi quem deu-lhe o primeiro instrumento, um banjo. Depois de muito lançar suas músicas de forma amadora, estreou por uma gravadora em 2008, com o aclamado ‘Constant Hitmaker’. Em 2009, trabalhoy bastante: saíram o míni-álbum ‘God is Saying This to You’, o E.P. ‘The Hunchback’ e o segundo disco, ‘Childish Prodigy’.

GRAVENHURST – Song Among the Pine

Banda britânica baseada em Bristol, por conta da paixão do líder Nick Talbot, cantor, compositor e múlti-instrumentista, por algumas bandas da sombria cidade inglesa que, nos anos 1990 fizeram fama por conta de um som climático e viajandão, como Flaying Saucer Attack e Third Eye Foundation. À época, Talbot tinha outro grupo, Assembly Communications, que encerrou as atividades por conta da morte, por atropelamento, de um dos integrantes. Então, resolveu formar um novo grupo, que juntasse o filk tradicional ao som onírico das bandas shoegaze – mais ou menos uma cruza entre o Fairport Convention e o My Bloody Valentine. O Gravenhurts tem quatro discos, sendo o mais recente o elogiadíssimo ‘The Western Lands’, de 2007.


2º bloco:

REIGNING SOUND – Stick Up For Me


Projeto de um cidadão de Memphis, Tennesse, chamado Greg Cartwright, figura conhecida no underground roqueiro americano por conta de bandas como The Oblivians, The Compulsive Gamblers e ’68 Comeback. O RS mixa o protopunk do MC5 com a soul music dos anos 1960, já excursionou com os Hives, tem entre seus fãs o lendário Little Steven Van Zandt (ex-parceiro de Bruce Springsteen) e já serviu de banda de apoio para a mítica Mary Weiss (ex-Shangri-Las). Tem dois discos ao vivo e quatro de estúdio – o último é ‘Love and Curses’, do ano passado.

DELTA 72 – Just Another Let Down

Banda também americana, da Filadélfia, já extinta – durou apenas sete anos, entre 1994 e 2001 –, com referências muito parecidas às do Reigning Sound: o som de Detroit do final dos 60’s (MC5, Stooges, Alice Cooper), a soul music, Stones e Faces – e com o molho black realçado realçado pela sonoridade peculiar do órgão Farfisa de Sarah Stolfa, fundadora do grupo junto com o guitarrista e vocalista Gregg Foreman e o baterista Benjamin Azzara. Deixaram apenas três discos, sendo os mais considerados o primeiro, ‘The R & B of Membership’ (1996) e o último, ‘000’ (2000).

COME – Submerge

Banda cult dos anos 1990, de Boston, formada em 1990 e dissolvida em 2001, também tinha influência do som garageiro e do blues, mas com uma diferença marcante em relação às outras duas anteriores: um lado sombrio, fim-de-linha, que lembrava os piores pesadelos góticos dos anos 1980. Seus fundadores foram a vocalista Thalia Zedek, ex-integrante da Band of Susans e outras bandas da cena indie americana, por muito tempo junkie de carteirinha e lésbica militante, e Chris Brokaw, também baterista do Codeine. O Come deixou quatro ótimos álbuns: o primeiro, ‘Eleven: Eleven’ (1992), e o último, ‘Gently Down the Stream’ (1998), e bancou a banda de apoio do mítico Steve Wynn, ex-líder do Dream Syndicate, em ‘Melting in the Dark’ (1996). Como curiosidade, Thalia, em seu primeiro disco-solo, regravou ‘Manhã de Carnaval’, de Antonio Maria e Luís Bonfá.


3º bloco: MINUTEMEN (‘Double Nickels on the Dime’, 1984)

Mais um exposto do pós-punk americano a pintar por aqui, e outra banda que, apesar de curta duração – apenas cinco anos, entre 1980 e 1985 –, deixou sua marca incontestavelmente no cenário indie americano (e no mainstream também), influencaindo uma penca de artistas e um enorme séquito de fãs, por conta das avassaladoras performances ao vivo – arrasadoras e constantes, pois os caras viviam na estrada, registrando suas músicas sempre que tivessem um tempinho entre um show e outro – atingindo também a marca impressionante de cinco álbuns lançados em cinco anos, entre 1981 e 1985, sendo que o seu clássico álbum duplo de 1984 tinha nada menos que 43 faixas. Não deixa de ser irônico: uma obra superlativa, na qualidade e na quantidade, formada por músicas minúsculas, alguma nem sequer atingindo um minuto de duração.

O Minutemen surgiu da amizade do guitarrista e vocalista D. Boon e do baixista Mike Watt, que começaram a tocar juntos na adolescência, nos anos 1970, em San Pedro, na Califórnia. Dos covers de hits do hard rock da época, passaram logo ao punk assim que a onda começou a ganhar corpo, em 1976. Formaram então um quarteto, chamado The Reactionaries, reduzido a um trio, pois o segundo guitarrista logo pulou fora. As canções já eram curtíssimas – daí a brincadeira contida no nome, Minutemen. O primeiro baterista, Frank Tonche, chegou a gravar o primeiro E.P. do grupo, mas logo foi substituído por George Hurley, consolidando-se assim a formação que registraria os cinco álbuns da banda: ‘’The Punch Line’ (1981), ‘What Makes a Man Start Fire?’ (1982), ‘Buzz or Howl Under the Influence of Heat’ (1983), ‘Double Nickels on the Dime’ (1984) e ‘3-Way Tie (For Last)’ (1985), todos editados pela SST, de Losa Angeles – selo de propriedade de Greg Ginn, guitarrista do Black Flag (com quem, aliás, o Minutemen dividiu um E.P., ‘Minutemen’, de 1985). Desses, o que se sobressai é o quarto, ‘Double Nickels ...’, álbum duplo eleito um dos melhores do ano de 1984 tanto por revistas alternativas quanto por publicações mainstream. O disco ainda era uma resposta bem-humorada aos colegas de selo Hüsker Dü, que pouco antes haviam registrado o seu clássico álbum duplo ‘Zen Arcade’. Detalhe é que o álbum dos Hüskers tinha 23 faixas, 20 a menos que o do Minutemen – que aproveitava pra tirar onda com a banda de Grant Hart e Bob Mould no encarte: “Take that, Hüskers”.

Mas justamente no momento em que chegava ao auge da popularidade e do prestígio, após o lançamento do quinto disco, já sendo namorado por grandes gravadoras, a tragédia se abateu sobre a banda: D. Boon sofre um acidente de carro e morre, em dezembro de 1985. Ainda seriam lançados erm seguida dois discos com gravações ao vivo do Minutemen, e Waytt e Hurley consideravam seriamente a possibilidade de abandonar a carreira musical, até que surge o guitarrista Ed Crawford, fã de carteirinha do grupo, e os convence a seguir em frente. Os três formam então um novo trio, o fIREHOSE, que deixou seis discos até prendurar as chuteiras, em 1994. O respeitadíssimo Mike Watt, além dos três discos-solo que gravou, participou de ‘n’ projetos desde então e tem tocado com os Stooges desde que a velha banda de Iggy Pop resolveu volta à aitva, em 2003.

Viet Nam
It's Expected I'm Gone
Toadies
Corona
The Glory of Men
History Lesson, Pt.2
West Germany
This Ain't No Picnic
Untitled Song for Latin America



Os politizados Homens-Minuto: com Hüsker Dü, Replacements, Sonic Youth, R.E.M., Mission of Burma, ... mais um glorioso representante da última grande geração do rock americano

Nenhum comentário:

Postar um comentário