terça-feira, 18 de agosto de 2009

Frases e diálogos inesquecíveis (25) - TODOS OS HOMENS DO PRESIDENTE

Bob Woodward: 'The story is dry. All we've got are pieces. We can't seem to figure out what the puzzle is supposed to look like. John Mitchell resigns as the head of CREEP, and says that he wants to spend more time with his family. I mean, it sounds like bullshit, we don't exactly believe that...'

Deep Throat: 'No, heh, but it's touching. Forget the myths the media's created about the White House. The truth is, these are not very bright guys, and things got out of hand.'

Bob Woodward: 'Hunt's come in from the cold. Supposedly he's got a lawyer with $25,000 in a brown paper bag.'

Deep Throat: 'Follow the money.'

Bob Woodward: 'What do you mean? Where?'

Deep Throat: 'Oh, I can't tell you that.'

Bob Woodward: 'But you could tell me that.'

Deep Throat: 'No, I have to do this my way. You tell me what you know, and I'll confirm. I'll keep you in the right direction if I can, but that's all. Just... follow the money.'

(Um dos melhores thrillers dos anos 1970, ‘Todos os Homens do Presidente’, dirigido pelo experimentado Alan J. Pakula – ‘A Trama’, ‘Klute – Seu Passado o Condena’ – é a transposição, evidentemente mui resumida, para as telas do best-seller homônimo da dupla de jornalistas do Washington Post Bob Woodward e Carl Bernstein, que detalha as investigações a partir da invasão dos escritórios democratas em um prédio de Washington D.C. chamado de Watergate, em 1972, que vai revelar um rumoroso caso de espionagem política e culminará com a renúncia de Richard ‘Tricky Dick’ Nixon.
O diálogo acima, entre WOODWARD/ROBERT REDFORD e o misterioso GARGANTA PROFUNDA/HAL HOLBROOK, talvez seja o mais elucidativo da trama, quando a fonte insiste para que o repórter siga a trilha do dinheiro, em boa parte oriundo de doações ilegais de campanha. O presidente Nixon, então no auge da popularidade – recém reeleito com ampla maioria de votos, ainda podia se gabar de ter melhorado as relações dos EUA com as vermelhas China e União Soviética –, é pego no contrapé quando a inquieta dupla de repórteres passa a desconfiar que há algo mais por trás da estranha invasão dos escritórios. E havia mesmo: no decorrer da investigação, vieram à tona as contribuições ilegais à campanha de reeleição de Nixon e o uso do FBI e outras agências governamentais pelos republicanos com fins políticos – os planos iam desde atrapalhar a campanha democrata a implicar o partido adversário em supostas atividades criminais. Em princípio, Woodward e Bernstein – Dustin Hoffman, já despontando como um dos grandes atores da América –, enfrentaram ameaças fora e restrições dentro do jornal, mas contaram com o apoio decisivo do editor-executivo, Ben Bradlee – Jason Robards Jr. –, que mandou-os seguir em frente.
A identidade do Garganta Profunda – cuja alcunha, obviamente, vem do famoso filme pornô com Linda Lovelace, também de 1972 – só seria revelada anos mais tarde, por ele mesmo: Mark Felts, vice-presidente do FBI, contrariado por ter sido preterido ao posto máximo do bureau – chegou ao cargo de Diretor Associado, o segundo na hierarquia –, só admitiria ser o informante da dupla de repórteres em 2005, três anos antes de sua morte, aos 95 anos de idade.
Além da competente direção de Pakula e da carismática dupla principal, ‘Todos os Homens do Presidente’ beneficia-se da feliz escolha do elenco de apoio – Martin Balsam, Jack Warden, Jane Alexander, Ned Beatty – e do sempre ótimo trabalho de câmera de Gordon Willis, e ainda foi lançado justamente no simbólico ano do bicentenário americano, 1976, que levou os democratas de novo ao poder, com a eleição de Jimmy Carter. Um ano depois, Nixon concederia ao apresntador de TV David Frost a histórica entrevista em que admitiria finalmente ter traído o povo americano – por sua vez, tema do filme de Ron Howard recém lançado nas locadoras, um dos melhores exibidos no Brasil esse ano.
Pakula, produtor do tocante ‘O Sol é Para Todos’ e realizador do amargo ‘A Escolha de Sofia’, nasceu em abril de 1928 em Nova Iorque, vindo a falecer em um acidente automobilístico, em 1998, numa via expressa de sua cidade natal.)

O farejador incansável WOODWARD/REDFORD trocando uma ideia com sua fonte, o misterioso GARGANTA PROFUNDA/HAL HOLBROOK: ressentimento do diretor relegado do FBI deu o empurrão que levou à trilha da grana e fez a casa cair. Isso não te diz nada?

Nenhum comentário:

Postar um comentário