quinta-feira, 12 de fevereiro de 2009

Os dez shows da minha vida

Muito antes de aparecer aquele cidadão que escreveu o 'Alta Fidelidade', já fazia as minha listinhas - de discos, músicas, filmes, diretores, etc. -, só nunca cheguei ao requinte de imaginar coisas do tipo 'os melhores álbuns gravados por artistas cegos', 'cinco canções dor de corno', 'as mais impressionantes canções feitas sobre - ou sob o efeito de - drogas' (desta, a revista inglesa Mojo se encarregou) como o seu Nick Hornby. Eu e toda a torcida do Flamengo, dirão os cinéfilos e pop/rock maníacos. Mas eu garanto que as minhas listinhas são anteriores às do sujeito - tenho várias testemunhas, como os amigos mais antigos, ex-colegas, minha mãe, ...
Buenas, indagado pela Neném, logo após o show da Madonna no Monumental de Nuñes, no final do ano passado, sobre qual seria o melhor show que vi na vida, puxei pela memória (já bem falha) daqui e dali, e cheguei a esta listinha aí debaixo. Tais quais os flashbacks que anos depois atormentam os usuários de LSD, vez que outra imagens surgem à mente provocando um misto euforia e uma certa frustração, pela capital da província riograndense ser tão pobre de espetáculos que realmente fazem diferença. Lá vai a lista, então - e quem se sentir à vontade, e-mail me falando dos seus:

NIRVANA/L7 (Hollywood Rock 1993, Praça da Apoteose, Rio)
Nevermind the Bollocks, Here Are Nirvana and L7

IGGY POP (The Palace, Hollywwod, 1993)
O godfather of punk, formando mais uma turma

NEIL YOUNG w/ Booker T. & The M.G.’s (L.A . Sports Arena, 1993)
O godfather of grunge, tomando a lição da gurizada

ISAAC HAYES (Free Jazz Festival, Salão de Atos da UFRGS, 1996)
Já não se fazem mais cafajestes classudos como antigamente

FAITH NO MORE (Maracanã, Rock In Rio 2, 1991)
Maracanazo à californiana: o coadjuvante rouba a cena

GEORGE CLINTON & THE P-FUNK ALL STARS (Anaheim, 1993)
Free Your Mind, Free Your Ass, Free Your Soul, Free Whatever You Want

NINE INCH NAILS/DAVID BOWIE (The Great Western Forum, L.A ., 1995)
O mal-estar rende grande música

ECHO & THE BUNNYMEN (Gigantinho, 1987 - o melhor de todos, e o grande show de rock em POA nos últimos 25 anos)
Do You Believe in Magic?

SONIC YOUTH (Jockey Club de São Paulo, Free Jazz Festival, 2000)
College Rock por quem tem doutorado

MADONNA (Monumental de Nuñes, Buenos Aires, 2008)
God Save the (one and only) Queen!





A formação original do Echo, com Pete DeFreitas: não tinha pra ninguém

Nenhum comentário:

Postar um comentário