quarta-feira, 16 de setembro de 2009

COMPANHIA MAGNÉTICA NAS ONDAS DO RÁDIO!

Então tá, moçada, conforme já adiantado na última "newsletter" enviada aos amigos, COMPANHIA MAGNÉTICA ganhou um irmãozinho radiofônico! Na verdade, com algumas diferenças em relação ao espaço virtual aqui: enquanto na rede tratamos de música – rock, especialmente, mas não só – de diferentes estilos, conceitos, ..., no rádio, o programa será bem mais específico (mas nem tanto): a parada lá vai ser parecida com o ‘Freak Show’, programa que criei e apresentei com meu amigo Porsche na Rádio da Unisinos entre 1996 e 2003 – o programa segue até hoje sob o comando talentoso da figura.

Bom, mas o COMPANHIA MAGNÉTICA vai ao ar a partir deste Sábado, na FM Cultura (107.7), às 22h, logo após o ‘Contra-Cultura’, do Dill e do Luíz Henrique. A diferença básica em relação ao FS é que não vou me prender só às novidades do underground e às bandas mais quentes do momento ou mesmo ao som das décadas de 1990 e 2000, mas também aos clássicos obscuros, daqueles artistas e grupos que marcaram época, provocaram rupturas, influenciaram e influenciam o rock e a música pop até hoje – tipo aquelas bandas sobre as quais ouvíamos falar e líamos a respeito, mas nunca conseguíamos ouvir no dial.

Contamos com a audiência qualificada de todos, e abaixo vai um breve resumo e o "playlist" do primeiro programa. Valeu e nos falamos sábado à noite (quem tá fora do pampa, pode acessar o site, http://www.fmcultura.com.br/ e conferir)!

1º bloco

FLEET FOXES White Winter Hymnal
Grupo americano de Seattle (Washington), toca folk psicodélico com flagrantes influências sessentistas (Dylan, Buffalo Springfield, Byrds, Zombies e até Crosby, Stills, Nash & Young). O elogiado álbum de estreia, homônimo, foi considerado um dos melhores de 2008. Antes, haviam lançado um E.P. que também deu o que falar, ‘Sun Giant’, também de 2008.


MODEST MOUSE – Autumn Beds
Novo E.P., mais uma vez de nome irônico (‘No One’s First and You’re Next’), de um dos preferidos da "firma", o hoje sexteto – também de Washington, só que da desconhecida Isacquah – liderado pelo esquisitão Isaac Brock, e que tem nas suas fileiras o lendário Johnny Marr (a lírica e inesquecível guitarra dos Smiths). São regravações de (oito) faixas da mesma época de ‘Good News for People Who Love Bad News’, de 2004, enquanto não vem o novo álbum.

SONIC YOUTH – Antenna
A instituição novaiorquina volta às suas origens: ‘The Eternal’ é o primeiro lançamento por uma gravadora indie em 20 anos de Thurston Moore, Kim Gordon, Lee Ranaldo e Steve Shelley (agora com a companhia de Mark Ikabold, ex-baixista do Pavement). Lá fora, sai pela Matador – aqui, ainda não tem previsão.

VAMPIRE WEEKEND – Mansard Roof
Outro grupo americano (de Nova Iorque) que chamou atenção ano passado, pra muitas publicações responsável pelo melhor disco de 2008, por conta de seu homônimo debut. O VM tem uma peculiaridade: a referência principal dos caras é o pop africano. Por isso, foram apelidados de "Upper West Side Soweto", e sempre que se fala neles alguém lembra do Paul Simon de ‘Graceland’ e os Talking Heads. Começaram em 2006 e vêm do circuito universitário (outro motivo pra lembrar os Heads): eram colegas na Columbia University e estrearam tocando em eventos literários. Antes do álbum, lançaram um E.P., ‘Mansard Roof’, igualmente super elogiado.

2º bloco

Em comemoração aos seus 20 anos de existência, o selo britânico Warp – um dos mais importantes da música eletrônica das mais variadas vertentes dos anos 1990 e 2000 –, acaba de lançar uma caixa com 2 CD’s duplos e 3 míni-CD’s ('Warp 20') contendo clássicos, pérolas obscuras, remixes ... Alguns artistas do selo (as faixas não necessariamente estão na caixa):

BOARDS OF CANADA – Roygbiv
Duo escocês formado pelos irmãos Sandison (Marcus e Michael), seu primeiro disco, ‘Music Has the Right to Children’, de 1998, além do título bacana, é também um clássico absoluto da electronica. Os Sandinson manipulam tapes e mexem com samplers desde os 10 anos de idade, e formaram o BoC em 1986, quando um tinha 14 e outro 15 anos. O som, de difícil classificação, vai da ambient ao trip-hop.

PLAID – Headspin
Cerebral duo londrino, Ed Hanley e Andy Turner fizeram remixes pra uma penca de artistas, primeiro como integrantes do trio Black Dog. A música dos caras, em seu primeiro álbum, ‘Up For Trees’, tem uma queda pra chamada IDM ("Inteligent Dance Music").



APHEX TWIN – 4
O malucão por excelência da música eletrônica dos anos 90, o irlandês Richard D. James também começou pirralho: suas primeiras gravações são de 1985, quando contava com 15 anos. Seu ‘Selected Ambient Works 1985-1992’ é outro álbum básico dos 90’s. O termo "Inteligent Dance Music" foi cunhado justamente por causa dele, que prefere "brain dance" (o que, convenhamos, dá na mesma). Rodamos aqui uma faixa de seu trabalho mais acessível, o autobiográfico ‘Richard D. James Album’, de 1996, onde é possível se ouvir a sua voz (embora não seja composto exatamente de "canções").

3º bloco

Um míni-especial com THE GOSSIP, finalmente lançado no Brasil. Não é difícil entender todo o hype em cima da banda: a vocalista Beth Ditto (tema de perfil aqui do blog, uns meses atrás), além de pesar mais de 100 quilos (ela jura que são "apenas" 97), é militante: homossexual assumida, fez uma das canções de protesto mais ferozes desta década: ‘Standing in the Way of Control’, faixa-título de seu álbum de 2005, uma irada resposta à não aprovação de lei que permitiria o casamento entre iguais pelo governo Bush. O som do grupo, grosso modo, é uma espécis de White Stripes mais funky: assim com a banda dos "irmãos" White, possuem apenas dois instrumentistas, baixista e baterista – além da poderosa voz de Beth. O álbum que sai no Brasil é o ao vivo ‘Live in Liverpool’, de 2007.

And You Know ... (do álbum ‘That’s Not What I Heard’, de 2000)
Hott Date (idem)
Yr. Mangled Heart (do álbum ‘Standing in the Way of Control’, de 2005)
Jealous Girls (ao vivo)
Standing in the Way of Control (ao vivo)


PS I - a trilha do programa é composta por faixas de ‘Entertainment!’, disco de estreia da Gang of Four, lançado há exatos 30 anos – setembro de 1979 (não me pergunta o dia). Por conta do aniversário, a Go4 tá fazendo shows no Reino Unido neste e no próximo fins-de-semana. Não vai poder ir? Sintoniza na 107.7 no sábado da semana que vem, 26, pra entender por que Flea (Red Hot Chili Peppers), Michael Stipe (R.E.M.), o pessoal do U2, do Franz Ferdinand, do Bloc Party e o próprio Gossip (sem falar naquele pessoal de Brasília dos anos 80, em especial Plebe Rude e Legião) devem até as calças aos ingleses marxistas de Leeds. Não deixa de ouvir!

PS II - No 'Contra' deste sábado, o Luíz e o Dill vão rodar as versões remasterizadas de 'Help!', 'Sgt. Pepper's Lonely Hearts Club Band' e 'A Hard Day's Night' do quarteto de Liverpool aquele. A série 'Beatles Remaster' já havia sido assunto aqui do CM quando do anúncio de seu lançamento futuro, uns meses atrás, e agora tem os 13 álbuns originais e o duplo com os dois volumes dos 'Past Masters' disponíveis nas lojas. Não é cascata da indústria: o negócio é poderoso mesmo, até quem tem implicância com a banda vai perceber que a coisa é séria, o som tá mais denso, os timbres desta vez foram valorizados como têm de ser, as colagens e efeitos dos discos psicodélicos agem diretamente no cérebro do ouvinte (quem ouvir de fones vais tomar um susto!) e a pegada tá mais rock do que nunca. Assim como o trabalho de remasterização feito nos álbuns dos Stones e de Dylan, só cabe dizer o seguinte: são outros discos agora (ou eram outros discos antes e agora, sim, é que se trata da "the real thing").

Então, neste sábado à noite, na FM Cultura (107.7), das 8 às 10, Beatles remasterizados, e das 10 às 11, Fleet Foxes, Vampire Weekend, Modest Mouse, Sonic Youth, Boards of Canada, Plaid, Aphex Twin e Gossip. Quem gosta de rock não vai poder reclamar.

2 comentários:

  1. Grande cunhado, grande programa de rádio!
    Parabéns!

    ResponderExcluir
  2. Já era hora né. Era um total desperdício tu não compartilhar o teu bom gosto e a tua sabedoria musical com os outros!!

    Eu não vou perder!heheheh

    beijos da fã nº 1

    ResponderExcluir