sexta-feira, 24 de julho de 2009

Frases e diálogos inesquecíveis (23) - DILLINGER

- 'Três, quatro, cinco, seis', diz a caixa do banco, contando dinheiro.

- 'Não conte depressa. Não quero que errem o meu dinheiro. Se errar o meu dinheiro, levo-o para outro lugar. Você não quer isso, quer?', diz a cliente, uma senhora idosa.

- 'Não, senhora', responde a caixa.

- 'Está sorrindo para mim? Eu não o conheço', diz a senhora, depois de guardar o dinheiro e sair, ao homem que está atrás dela na fila.

- 'Não, senhora. Mas quando vejo dinheiro, sempre sorrio', responde. 'Também tem um belo sorriso, moça. Quero tirar tudo da minha conta', diz ele à caixa.

- 'Tudo?', pergunta-lhe, surpresa, a caixa.

- 'Sim, senhora. Tudinho', responde o sujeito.

- 'E o seu nome ...', quer saber a caixa.

- 'John', ele responde. 'John Dillinger. Muito bem, pessoal, fiquem onde estão: isto é um assalto!'


(JOHN DILLINGER/WARREN OATES, na cena de abertura de Dillinger, filme de 1973, o primeiro dirigido pelo então roteirista John Milius, e que trazia uma abordagem totalmente diversa da de Michael Mann no seu ótimo 'Inimigos Públicos', entrando em cartaz hoje em todo o Brasil: enquanto na moderna versão de Mann a identificação com o bandido é imediata - não apenas por conta do carisma e do talento de Johnny Depp, mas porque o próprio enfoque do filme coloca os gângsteres, se não como quase mocinhos, pelo menos como menos bandidos do que a lei e os ricos, em uma nação corroída pela miséria na era da Depressão -, na película de Milius o 'Robin Hood' dos gângsteres é menos nuançado, tem olhar malévolo - em contraponto com a quase doçura do registro de Depp - e é capaz até de violência contra a sua amada Billie Frechette, algo impensável no filme de Mann, que tem a bela Marion 'Piaf' Cotillard no papel da mulher em quem Dillinger/Depp bota os olhos imediatamente quando a vê pela primeira vez, elegendo-a a partir daí a razão de sua vida. O que não muda é o caráter zombeteiro da personagem e a cobertura jornalística, que tratava os gângsteres como popstars, tornando-os ídolos das classes desfavorecidas - e irritando ainda mais o FBI do pusilânime J. Edgar Hoover. Oates, o durão ator-fetiche do igualmente osso duro Sam Peckinpah - fizeram juntos 'Meu Ódio Será Sua Herança' e 'Tragam-me a Cabeça de Alfredo Garcia' -, morreu em 1982, em Hollywood, aos 53 anos.)

O marrento Dillinger de Oates/Milius, mais perigoso e cruel que o de Depp/Mann: ele ainda dizia pros clientes dos bancos que assaltava que 'este será um dos grandes dias de suas vidas'.

Nenhum comentário:

Postar um comentário