Bom, mas o COMPANHIA MAGNÉTICA vai ao ar a partir deste Sábado, na FM Cultura (107.7), às 22h, logo após o ‘Contra-Cultura’, do Dill e do Luíz Henrique. A diferença básica em relação ao FS é que não vou me prender só às novidades do underground e às bandas mais quentes do momento ou mesmo ao som das décadas de 1990 e 2000, mas também aos clássicos obscuros, daqueles artistas e grupos que marcaram época, provocaram rupturas, influenciaram e influenciam o rock e a música pop até hoje – tipo aquelas bandas sobre as quais ouvíamos falar e líamos a respeito, mas nunca conseguíamos ouvir no dial.
Contamos com a audiência qualificada de todos, e abaixo vai um breve resumo e o "playlist" do primeiro programa. Valeu e nos falamos sábado à noite (quem tá fora do pampa, pode acessar o site, http://www.fmcultura.com.br/ e conferir)!
1º bloco
FLEET FOXES – White Winter Hymnal
Grupo americano de Seattle (Washington), toca folk psicodélico com flagrantes influências sessentistas (Dylan, Buffalo Springfield, Byrds, Zombies e até Crosby, Stills, Nash & Young). O elogiado álbum de estreia, homônimo, foi considerado um dos melhores de 2008. Antes, haviam lançado um E.P. que também deu o que falar, ‘Sun Giant’, também de 2008.
MODEST MOUSE – Autumn Beds
Novo E.P., mais uma vez de nome irônico (‘No One’s First and You’re Next’), de um dos preferidos da "firma", o hoje sexteto – também de Washington, só que da desconhecida Isacquah – liderado pelo esquisitão Isaac Brock, e que tem nas suas fileiras o lendário Johnny Marr (a lírica e inesquecível guitarra dos Smiths). São regravações de (oito) faixas da mesma época de ‘Good News for People Who Love Bad News’, de 2004, enquanto não vem o novo álbum.
SONIC YOUTH – Antenna
A instituição novaiorquina volta às suas origens: ‘The Eternal’ é o primeiro lançamento por uma gravadora indie em 20 anos de Thurston Moore, Kim Gordon, Lee Ranaldo e Steve Shelley (agora com a companhia de Mark Ikabold, ex-baixista do Pavement). Lá fora, sai pela Matador – aqui, ainda não tem previsão.
VAMPIRE WEEKEND – Mansard Roof
Outro grupo americano (de Nova Iorque) que chamou atenção ano passado, pra muitas publicações responsável pelo melhor disco de 2008, por conta de seu homônimo debut. O VM tem uma peculiaridade: a referência principal dos caras é o pop africano. Por isso, foram apelidados de "Upper West Side Soweto", e sempre que se fala neles alguém lembra do Paul Simon de ‘Graceland’ e os Talking Heads. Começaram em 2006 e vêm do circuito universitário (outro motivo pra lembrar os Heads): eram colegas na Columbia University e estrearam tocando em eventos literários. Antes do álbum, lançaram um E.P., ‘Mansard Roof’, igualmente super elogiado.
2º bloco
Em comemoração aos seus 20 anos de existência, o selo britânico Warp – um dos mais importantes da música eletrônica das mais variadas vertentes dos anos 1990 e 2000 –, acaba de lançar uma caixa com 2 CD’s duplos e 3 míni-CD’s ('Warp 20') contendo clássicos, pérolas obscuras, remixes ... Alguns artistas do selo (as faixas não necessariamente estão na caixa):
BOARDS OF CANADA – Roygbiv
Duo escocês formado pelos irmãos Sandison (Marcus e Michael), seu primeiro disco, ‘Music Has the Right to Children’, de 1998, além do título bacana, é também um clássico absoluto da electronica. Os Sandinson manipulam tapes e mexem com samplers desde os 10 anos de idade, e formaram o BoC em 1986, quando um tinha 14 e outro 15 anos. O som, de difícil classificação, vai da ambient ao trip-hop.
PLAID – Headspin
Cerebral duo londrino, Ed Hanley e Andy Turner fizeram remixes pra uma penca de artistas, primeiro como integrantes do trio Black Dog. A música dos caras, em seu primeiro álbum, ‘Up For Trees’, tem uma queda pra chamada IDM ("Inteligent Dance Music").
APHEX TWIN – 4
O malucão por excelência da música eletrônica dos anos 90, o irlandês Richard D. James também começou pirralho: suas primeiras gravações são de 1985, quando contava com 15 anos. Seu ‘Selected Ambient Works 1985-1992’ é outro álbum básico dos 90’s. O termo "Inteligent Dance Music" foi cunhado justamente por causa dele, que prefere "brain dance" (o que, convenhamos, dá na mesma). Rodamos aqui uma faixa de seu trabalho mais acessível, o autobiográfico ‘Richard D. James Album’, de 1996, onde é possível se ouvir a sua voz (embora não seja composto exatamente de "canções").
3º bloco
And You Know ... (do álbum ‘That’s Not What I Heard’, de 2000)
Hott Date (idem)
Yr. Mangled Heart (do álbum ‘Standing in the Way of Control’, de 2005)
Jealous Girls (ao vivo)
Standing in the Way of Control (ao vivo)
PS I - a trilha do programa é composta por faixas de ‘Entertainment!’, disco de estreia da Gang of Four, lançado há exatos 30 anos – setembro de 1979 (não me pergunta o dia). Por conta do aniversário, a Go4 tá fazendo shows no Reino Unido neste e no próximo fins-de-semana. Não vai poder ir? Sintoniza na 107.7 no sábado da semana que vem, 26, pra entender por que Flea (Red Hot Chili Peppers), Michael Stipe (R.E.M.), o pessoal do U2, do Franz Ferdinand, do Bloc Party e o próprio Gossip (sem falar naquele pessoal de Brasília dos anos 80, em especial Plebe Rude e Legião) devem até as calças aos ingleses marxistas de Leeds. Não deixa de ouvir!
PS II - No 'Contra' deste sábado, o Luíz e o Dill vão rodar as versões remasterizadas de 'Help!', 'Sgt. Pepper's Lonely Hearts Club Band' e 'A Hard Day's Night' do quarteto de Liverpool aquele. A série 'Beatles Remaster' já havia sido assunto aqui do CM quando do anúncio de seu lançamento futuro, uns meses atrás, e agora tem os 13 álbuns originais e o duplo com os dois volumes dos 'Past Masters' disponíveis nas lojas. Não é cascata da indústria: o negócio é poderoso mesmo, até quem tem implicância com a banda vai perceber que a coisa é séria, o som tá mais denso, os timbres desta vez foram valorizados como têm de ser, as colagens e efeitos dos discos psicodélicos agem diretamente no cérebro do ouvinte (quem ouvir de fones vais tomar um susto!) e a pegada tá mais rock do que nunca. Assim como o trabalho de remasterização feito nos álbuns dos Stones e de Dylan, só cabe dizer o seguinte: são outros discos agora (ou eram outros discos antes e agora, sim, é que se trata da "the real thing").
Então, neste sábado à noite, na FM Cultura (107.7), das 8 às 10, Beatles remasterizados, e das 10 às 11, Fleet Foxes, Vampire Weekend, Modest Mouse, Sonic Youth, Boards of Canada, Plaid, Aphex Twin e Gossip. Quem gosta de rock não vai poder reclamar.
Grande cunhado, grande programa de rádio!
ResponderExcluirParabéns!
Já era hora né. Era um total desperdício tu não compartilhar o teu bom gosto e a tua sabedoria musical com os outros!!
ResponderExcluirEu não vou perder!heheheh
beijos da fã nº 1